Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projeto do Campus Vila Velha é premiado na Febrace 2023
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus Vila Velha é premiado na Febrace 2023

Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 08h18

A mostra aconteceu de 20 a 24 de março, em São Paulo, reunindo 200 projetos de todo o País.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) teve projetos premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace 2023. A mostra aconteceu de 20 a 24 de março, em São Paulo, reunindo 200 projetos de todo o País. Eles foram avaliados por professores universitários e especialistas, e os autores dos melhores trabalhos, nas diversas categorias, ganharam troféus, medalhas, bolsas e estágios.

Uma das premiações recebidas foi para o projeto “Nanoemulsões a partir de óleos essenciais: uso da nanotecnologia como solução sustentável na agricultura”, do Campus Vila Velha. O trabalho foi um dos nove selecionados para a Regeneron ISEF 2023. A Regeneron é uma feira internacional de ciências e engenharia, considerada a maior competição internacional do gênero. Ela acontecerá de 14 a 19 de maio, nos Estados Unidos.

O mesmo projeto recebeu ainda o Prêmio Destaque Federação, como o melhor projeto do Espírito Santo, e teve uma estudante premiada. Beatriz Pires Meneghetti foi selecionada para participar do SciTech 2023 no Technion Institute of Technology, em Israel, que acontecerá entre 27 de julho e 10 de agosto.

A estudante, que faz o Curso Técnico Integrado em Química, conta que a pesquisa tem o objetivo de produzir um substituto ecológico para o agrotóxico, utilizando óleos essenciais. “A ideia é misturar o óleo com água, formando uma substância estável para ser absorvida pela planta, mantendo as propriedades”, explicou. Foram testados os óleos de citronela, hortelã pimenta e Lemmongrass, que têm propriedades de combate a pragas.

Ela se disse feliz com a participação na Febrace e as conquistas do projeto. “É uma experiência muito incrível, não tinha contato com essa área de pesquisa antes do Ifes. Agora eu quero entrar na carreira de pesquisadora”, revelou.

 

Sobre o Projeto

Nome: "Nanoemulsões a partir de óleos essenciais: uso da nanotecnologia como solução sustentável na agricultura"
Autoria: Pamela Nunes Avelar, Yasmin Ferrari Altoé Francisco, Beatriz Pires Meneghetti, Ana Carolina Schwab Barcelos e Pollyana Ferreira Matias Contarini
Orientação: Hildegardo Seibert França
Coorientação: Gabriela da Silva Perini
Resumo: Um dos grandes problemas na agricultura é a utilização de pesticidas químicos com a finalidade de aumentar a produção para atender a alta demanda de alimentos no mundo. No entanto, o uso indiscriminado destes insumos leva a danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde. Com isso, tem-se buscado alternativas para desenvolver uma agricultura mais sustentável, com a utilização de substâncias de origem natural para o controle de fitopatógenos. Dentro das diversas problemáticas em que a pesquisa pode atuar, o presente projeto visa desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis a partir da nanotecnologia e de produtos bioativos de origem vegetal. Baseado em estudos da literatura a respeito dos compostos químicos presentes na composição dos óleos essenciais de Cymbopogon winterianus (Citronela), Cymbopogon flexuosus (Lemongrass) e Mentha piperita (Hortelã - Pimenta), eles foram selecionados com o objetivo de integrarem nanoemulsões bioherbicidas e antifúngicas a partir da utilização de técnicas de baixo aporte de energia. Posteriormente, as nanoemulsões que produziam o efeito Tyndall e estabilidade à análise macroscópica foram selecionadas e foi se realizado testes de estabilidade, como a análise de pH, turbidimetria, índice de refração, tamanho de partículas, assim como análises de estabilidade temporal e testes da nano sob influência de temperatura variadas. Por fim, para conclusão do projeto serão realizados os testes de atividades antifúngica frente a Aspergillus sp. e Rhizophus sp, assim como os testes de alelopatia em sementes de Panicum maximum (colonião), Cyperus rotundus (tiririca), Bidens pilosa (picão-preto) e Lactuca sativa L (alface). O resultado esperado é a utilização das formulações das nanoemulsões estáveis em uma futura produção em larga escala, sendo as mesmas aliadas da agricultura através de suas funções herbicidas e fungicidas.
Financiamento: Fapes/Edital PicJr e Pibic Jr.

 

Finalistas da Febrace
Cinco dos seis projetos do Espírito Santo que chegaram à Febrace eram do Ifes. Os projetos levados pelo Instituto foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes do ensino médio (Pibic Jr.) e receberam fomento do CNPq, com exceção do projeto do Campus Vila Velha, que recebeu fomento da Fapes, pelo edital PicJr e PibicJr. O Pibic Jr. faz parte do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes (Picti), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG).

Os trabalhos podem ser inscritos na Febrace de duas maneiras: através de submissão direta ou indicados por feiras afiliadas. A Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc), realizada pelo Ifes, é afiliada à Febrace e, por isso, premiou quatro projetos do Ifes com credenciais para participar da edição 2023 do evento.

 

Fonte: com informações da Assessoria de Comunicação Social da Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página