Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes são premiados em concurso internacional de empreendedorismo

Estudantes do Ifes são premiados em concurso internacional de empreendedorismo

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h49

As quatro equipes vencedoras são do Campus Vila Velha.

jadir portugal

Estudantes do Campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) fizeram bonito no Prêmio Internacional Poliempreende, que reuniu diversas equipes do mundo todo com propostas de projetos inovadores durante a Semana Nacional do Empreendedorismo organizada pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Portugal. As quatro equipes foram premiadas em cerimônia na última quinta-feira (15). O Ifes conquistou o primeiro lugar com o projeto “Bio-insumos Microbiológicos” e o terceiro lugar com o projeto "Knowing Cosmetics". Das três menções honrosas concedidas, o Ifes recebeu duas, com os projetos "Teste Rápido" e "Modificação Genética".

As equipes que ficaram em primeiro e terceiro lugar do concurso receberam, respectivamente, prêmios de 1500 e 750 euros. As demais receberam diploma de Menção Honrosa. Em missão a Portugal para diversos compromissos, o reitor do Ifes, Jadir Jose Pela, esteve na cerimônia para receber as premiações das equipes do Instituto.

O Poliempreende é um concurso voltado às Instituições de Ensino Superior Politécnico e tem como principal objetivo a promoção de uma cultura mais empreendedora na academia, motivando para o desenvolvimento e promoção de ideias inovadoras e valorizando o conhecimento gerado. Os discentes do Ifes participaram de forma remota, por meio de pitchings on-line.

InovaVila

Para participar do concurso, os estudantes do Campus Vila Velha passaram por um Desafio da Inovação oferecido pelo Núcleo Incubador do Ifes – Campus Vila Velha (InovaVila), que ocorreu entre os dias 27 de março e 25 de abril. A iniciativa, sob supervisão da professora Marcela Paes, contou com um total de 24 ideias inscritas.

Durante esse período, foram oferecidas mentorias on-line para auxiliar os estudantes dos cursos Técnico Integrado em Biotecnologia e Bacharelado em Biomedicina no desenvolvimento do projeto inovador e na organização das ideias. As quatro ideias melhores colocadas nesta etapa foram classificadas para o Poliempreende, que assim como o Desafio da Inovação, tem como objetivo estimular o empreendedorismo.

A iniciativa contou com a colaboração de vários setores, servidores e bolsistas do Ifes. A coordenação do evento foi realizada pela  professora Lívia Naman, gerente de Inovação da Inovavila e contou com os professores do Campus Guarapari do Ifes, Andréia Quadros e Fábio Konish. A elaboração dos planos de negócios contou com a colaboração dos mentores Celso Pérez, André Almeida, Jorge Humberto e Natwrie Seny.

Confira abaixo os projetos e participantes:

1º LUGAR: Produção em larga e pequena escala de insumos agrícolas microbiológicos

Participantes: Maria Fernanda Zandonadi Pereira, Pedro Antônio Mandarano Penha, Pedro de Souza Rocha e Pedro Monteiro de Figueiredo Gonçalves. Alunos do Técnico em Biotecnologia.

Foto alunos 1

“O uso exagerado de agrotóxicos é extremamente prejudicial à saúde humana, assim como para a água, solo e demais seres vivos.  Por isso é essencial pensarmos em alternativas de insumos agrícolas que não promovam tais impactos negativos. Nosso projeto pretende desenvolver insumos agrícolas microbiológicos, com objetivo de minimizar os riscos de contaminação e gerar menor impacto ambiental, promovendo a produção segura de alimentos.”

3° LUGAR: Knowing Cosmetics

Participantes: Vitória de Aguiar Castro, Ayra Goes Lima, Renata da Silva Silvares e Milena Ribeiro dos Santos. Alunas da Biomedicina.

Foto alunos 3

“Consumidores de cosméticos não conseguem ler ou entender informações de rotulagem de cosméticos. Empresários e CEO’s de empresas de cosméticos têm interesse em tornar seus rótulos mais acessíveis. A Knowing Cosmetics oferece serviço de confecção e produção de rótulos cosméticos acessíveis por meio de interatividade (QR Code) com a embalagem e disponibiliza a nomenclatura internacional dos ativos ingredientes com a tradução em português.”

MENÇÃO HONROSA: Teste rápido para identificação de bactérias em lesões inflamatórias no tecido epitelial.
Participantes: Inara Teixeira Fernandes, Isadora Aiko Sugawara Araujo e Mariana Dalrio Dino.

Foto alunos 5

“O estudo da matéria de microbiologia permitiu perceber que muitas vezes a diversidade de microrganismos dificulta um diagnóstico exato, resultando no uso desnecessário de medicamentos que não conseguem tratar a causa da doença. Nosso objetivo é desenvolver um produto inovador que contará com uma tecnologia de detecção do tipo de bactéria para que seja feita a prescrição de antibióticos de forma mais certeira e segura ao paciente.”

MENÇÃO HONROSA: Modificação genética de bactérias para produção de enzimas que degradam plástico.
Participantes: Felipe Pedrini, Maria Eduarda Walcher, Tiago Rosário e Henrique Oliveira.

Foto alunos 6

“Não é novidade a problemática sobre resíduos plásticos em todo o mundo. Segundo novas pesquisas, já se utilizam microrganismos para a degradação do plástico. A nossa ideia é modificar geneticamente bactérias para produzir uma maior quantidade de enzimas que degradam plástico promovendo a reutilização e com possibilidade de gerar novos produtos ou subprodutos.”