Página inicial > Notícias > Edifes e SBEM lançam e-book sobre Educação Matemática

Edifes e SBEM lançam e-book sobre Educação Matemática

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 15h23

Publicação está disponível no repositório institucional do Ifes.

ID 2022 20 capa

A Editora do Ifes (Edifes), em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), lançou o e-book "Perspectivas plurais em Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio". O livro é organizado pelos professores Lauro Chagas e Sá, do Ifes – Campus Vila Velha; Maria Lucia Panossian, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e Rúbia Barcelos Amaral, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O e-book está disponível no Repositório Institucional do Ifes.

A publicação apresenta pluralidade de temáticas abordadas na Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, fruto da atividade de pesquisa de integrantes do Grupo de Trabalho (GT2) da SBEM. O GT tem como temática a articulação de referenciais teóricos e metodológicos para investigar o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e de outras modalidades relacionadas a objetos de conhecimento matemático.

Dos nove capítulos que compõem esta obra, seis deles foram apresentados e validados no VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2021) e foram ampliados e aprofundados. Os outros três são produções organizadas para apresentação no e-book. Em relação ao conhecimento matemático de forma específica, os autores discutem a compreensão sobre funções, análise combinatória, geometria e vetores.

A diversidade das investigações na área de Educação Matemática voltadas aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, incluindo as modalidades com as quais se articulam, então, se materializa nos diferentes capítulos do livro, compostos por resultados de pesquisas de membros do GT2 e seus coautores.

Acesse o e-book no Respositório Institucional do Ifes em: repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3408. A publicação tem acesso gratuito e também está disponível no Google Play Books.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Reitoria