Página inicial > Notícias > Participe da campanha de doação de sangue no Campus Vila Velha

Participe da campanha de doação de sangue no Campus Vila Velha

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 10h06

dia 08 de agosto. Atividade é destinada a servidores e estudantes do Campus.

O curso de Bacharelado em Biomedicina e a Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar estão organizando uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemoes (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo). A ação faz parte das atividades de boas-vindas aos novos estudantes e visa contribuir com os bancos de sangue do ES. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Participe! Inscreva-se pelo link: bit.ly/doacaosanguevv até o dia 03 de agosto de 2023. Os inscritos devem comparecer no pátio do prédio acadêmico B no dia 08 de agosto para a doação.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: multidisciplinar.vv@ifes.edu.br ou pelo telefone 3149-0712.

Dia: 08/08/2023 (terça feira)
Local: Pátio do prédio acadêmico B

Condições básicas para doação de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Entre 16 e 17 anos: É necessária a autorização do responsável e documento oficial do responsável lega (trazer o formulário impresso, junto com o documento do responsável no dia da ação;
- Ter feito a primeira doação até os 60 anos, 11 meses e 29 dias;
- Trazer documento oficial com foto ou fotocópia autenticada em cartório;
- Ter 50 kg ou mais;
- Dormir bem na noite anterior à doação;
- Consumir alimentos leves (sem gordura) no dia da doação.

Alguns exemplos de impedimentos temporários:
- Gripe ou resfriado: aguardar 15 dias após a cura;
- Endoscopia, colonoscopia ou outros exames invasivos: 06 meses após o procedimento;
- Tatuagem, maquiagem definitiva e piercings: 01 ano após o procedimento;
- Acupuntura: 03 dias após o procedimento;
- Ingestão de bebida alcoólica: evitar nas 12 horas que antecedem a doação;
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
- Doenças sexualmente transmissíveis: 1 ano após o desaparecimento dos sintomas;
- Herpes labial: 07 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Hipotireoidismo: obrigatório apresentar laudo médico do endocrinologista que conste a etiologia
- Maconha: 12 horas após o uso. outras drogas: 01 ano após o uso;
- Medicamentos: avaliação clínica do triagista;
- Candidato com diagnóstico confirmado ou suspeita de infecção pelo sars-cov-2 (vírus causador da covid-19): 10 dias após a cura dos sintomas;
- Contactante de pessoa com suspeita ou diagnóstico da covid-19: 10 dias após o contato com a pessoa;
- Anemia.

Alguns exemplos de impedimentos definitivos:
- Câncer;
- Hepatites B e C;
- Portar o vírus HIV;
- Doença Falciforme ou outras doenças do sangue;
- Uso de droga injetável;
- Residir na Europa por 5 anos ou mais, consecutivos ou não;
- Distúrbios na Tireóide (Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo de Hashimoto);
- Doenças auto-imunes;
- Acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

Existem diversos fatores que podem inaptar temporária ou definitivamente o candidato a doação de sangue, e isto será definido durante a triagem clínica. As informações dos candidatos à doação devem ser precisas durante a entrevista para garantir a segurança do Doador e, principalmente, a do paciente que vai receber o sangue.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue