Página inicial > Notícias > O Núcleo de Pedagogia do Campus Vila Velha conquista o Prêmio Paulo Freire no ENALIC 2023

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 16h04

O Núcleo de Pedagogia do Campus Vila Velha, integrante do Programa Residência Pedagógica (RP) foi contemplado com o Prêmio Paulo Freire no IX Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), VIII Seminário Nacional do Pibid e III Seminário Nacional do Programa Residência Pedagógica.

Ao todo foram aprovados seis trabalhos do núcleo no evento, sendo um premiado: "Residência pedagógica e o processo de alfabetização: uma abordagem sócio-histórica".

O trabalho apresenta experiência desenvolvida pelas Licenciandas em Pedagogia e residentes: Caroliny de Jesus Monico, Bárbara Strelhow e Márcia Vianna Leal de Mello, na UMEF Rubem Braga, parceira do Campus Vila Velha no Programa da RP, sob a supervisão da Profª Preceptora Renata Strzepa Potkul e orientação da Profª Cynthia Torres Daher. Confira abaixo o resumo do trabalho.

RESUMO

Este artigo objetiva apresentar experiência sobre uma prática pedagógica no contexto da alfabetização desenvolvida através de sequência didática vivenciada pelas residentes participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com alunos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino. Constitui-se como um relato de abordagem qualitativa com enfoque sócio-histórico e utiliza como técnica de produção de dados a observação participante, com registros iconográficos e gravações em vídeo. O trabalho desenvolvido é pautado na abordagem bakhtiniana de linguagem com vista à conquista da apropriação da linguagem escrita. Toma como base o conceito de alfabetização de Gontijo (2013), pois acredita na formação do sujeito crítico, criativo e inventivo. Finaliza defendendo que o desenvolvimento do trabalho integrado, do planejamento à realização das atividades, pensadas a partir das necessidades das crianças, possibilita a participação ativa e a vivência de experiências que levam ao aprendizado significativo, tornando os alunos protagonistas e participantes do despertar do conhecimento das letras e a motivação para explorar o mundo da leitura e da escrita.

Sobre a Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem a finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura e envolve, além das ações de ensino, ações de pesquisa e de extensão.
No Ifes, o programa está vinculado à Pró-reitora de Ensino e sob a supervisão geral do Prof. Lauro Chagas e Sá.