Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Vila Velha oferta 160 vagas em cursos de graduação no Sisu 2024
Início do conteúdo da página

Campus Vila Velha oferta 160 vagas em cursos de graduação no Sisu 2024

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 09h36

Inscrições são gratuitas e serão de acordo com o cronograma do Mec. 

 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar 1.907 vagas em cursos de graduação no Sisu 2024. O edital do Ifes com o quadro de vagas e informações sobre as etapas do processo seletivo foi divulgado nesta quarta-feira (20). Veja todas as informações na página do Processo Seletivo 186/2023. 

As vagas ofertadas pelo Ifes são para 55 cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), na modalidade presencial, de 21 campi da instituição. Uma novidade deste edital é o bacharelado em Engenharia Química, oferecido pelo Campus Vila Velha. As informações completas sobre os cursos de graduação do Ifes estão disponíveis em: ifes.edu.br/cursos/graduacao.

Confira as vagas em Vila Velha:

Biomedicina – 40 vagas
Engenharia Química – 40 vagas
Pedagogia – 40 vagas
Química – 40 vagas

A seleção será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nos resultados obtidos pelas pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O cronograma de inscrição e seleção do Sisu 2024 será divulgado posteriormente pelo Ministério da Educação (MEC).

Ações afirmativas (Cotas)
Metade das vagas ofertadas pelo Ifes é reservada para ações afirmativas (cotas) seguindo a legislação vigente. Para concorrer a uma dessas vagas o primeiro critério é que a pessoa inscrita tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas no Brasil. Isso vale tanto para os que fizeram o ensino regular quanto para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e exames de certificação em escolas públicas.

As ações afirmativas são subdivididas ainda de acordo com a renda familiar e, dentro de cada tipo, há reserva de vagas para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas ou quilombolas. Há ainda vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

 Saiba mais: ifes.edu.br 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página