Edital do Ifes explica como solicitar certificação Encceja
O requerimento pode ser feito a partir do dia 30 de dezembro.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou o edital com orientações para os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O requerimento da Certificação do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência poderá ser feito a partir do dia 30 de dezembro de 2024.
O edital orienta como solicitar ao Ifes a Certificação do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência. Para isso, o candidato deve ter escolhido o Ifes como instituição certificadora no momento em que se inscreveu no Encceja e cumprir os requisitos descritos no item 1 do Edital 160/2024.
O candidato que possuir os resultados do Encceja 2024, deverá solicitar a Certificação através do link sigaa.ifes.edu.br e acessar o ambiente do Encceja. O candidato que utilizar resultados anteriores ao Encceja 2024, de outra Instituição que não seja o Ifes, poderá solicitar a certificação presencial, comparecendo ao campus do Ifes para o qual solicitou a certificação, munido dos documentos previstos no Edital ou on-line, enviando e-mail ao campus do Ifes para o qual solicitou a certificação, anexando cópias dos documentos solicitados. O Ifes terá o prazo de até 30 dias para a liberação do certificado digital no sistema SIGAA.
Acesse o edital 160/2024 - Certificação de Conclusão do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proeficiência com base no Encceja 2024
Acesse o Anexo I - Endereços e Contatos dos Campi do Ifes
Sobre o exame
O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais, que firmam Termo de Adesão ao Encceja. Os campi do Ifes firmaram adesão e anualmente são escolhidos pelos candidatos para a emissão dos certificados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Reitoria
Redes Sociais