Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Publicado novo ROD dos cursos técnicos
Início do conteúdo da página

Publicado novo ROD dos cursos técnicos

Publicado: Terça, 21 de Janeiro de 2020, 08h06

Documento, homologado pelo Cepe, vale a partir do primeiro semestre de 2020.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou o novo Regulamento da Organização Didática dos Cursos Técnicos da instituição (ROD dos Técnicos), válido a partir do primeiro semestre letivo de 2020, para cursos presenciais e a distância. O documento é resultado de um trabalho de nove meses que envolveu comissões locais, uma comissão central e a Câmara de Ensino Técnico.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, a atualização do documento teve como objetivo principal alinhar as concepções e as práticas pedagógicas no Ifes. “O ROD dos Técnicos trouxe mudanças nas normas e procedimentos referentes à recuperação paralela, avaliação final, atendimento domiciliar e dependência, por exemplo. O alinhamento busca proporcionar o fortalecimento da identidade político-pedagógica da instituição e a potencialização da atuação em rede”, afirmou. 

Outra característica do documento é o avanço na área da integração curricular, que deverá ser observada na construção ou reformulação dos planos de ensino dos componentes curriculares, os quais devem prever atividades interdisciplinares e atividades avaliativas integradas, quando possível. 

Além disso, também houve a ampliação dos direitos discentes e da flexibilização dos procedimentos pedagógicos. Entre os destaques da publicação estão a possibilidade de envio por e-mail de documentação para requerer o atendimento domiciliar; de solicitar a ampliação do prazo regular; a oferta de dependência com o uso de metodologia diversificada, incluindo atividades não presenciais; e a oferta de cursos técnicos em regime de crédito, mediante regulamentação.

Acesse o documento.

Confira as principais mudanças.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Reitoria 

registrado em:
Fim do conteúdo da página