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Curso d’água

Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 08h07

Resumo

A água é um recurso fundamental para a tem fundamental importância para a manutenção da vida, constituindo-se em uma temática comumente abordados nos currículos de diversas disciplinas da Educação Básica. Entretanto, é notável a necessidade de se realizar a abordagem da temática de uma forma transversal, transdisciplinar e interdisciplinar, promovendo a discussão de questões sociais, políticas, culturais, ambientais e tecnológicas, aproximando a temática ao cotidiano dos alunos. Assim, tornou- se inadiável a reflexão crítica da relação existente entre a água e as atividades humanas, requerendo- se que tais conteúdos sejam apresentados de maneira contextualizada e alfabetizadora a partir do viés científico. A formação continuada de professores da Educação Básica acerca da temática dos recursos hídricos deve romper com o modelo tradicional de ensino usualmente adotado, trazendo à tona saberes acerca dos avanços na área da gestão dos recursos hídricos no que tange às técnicas de tratamento de água para os usos da água, bem como uma visão acerca do adequado balanço entre as demandas e ofertas de água em quantidade e qualidade requeridas para os diferentes interesses de utilização. Sendo assim, propõe-se a realização de um curso de formação inter e transdisciplinar com foco na temática dos recursos hídricos, a ocorrer de forma remota, com carga horária de 96 horas contemplando a participação de licenciandos e licenciados das diversas áreas de conhecimento. Acredita-se que a formação de professores da Educação Básica poderá contribuir para: a) Criação de uma política de formação de professores com articulação de temas contemporâneos; b) Consolidação de um método de formação de profissionais da educação de forma remota, articulando atividades síncronas e assíncronas para problematização de temas concernentes à qualidade e quantidade das águas; c) Materialização de planos de intervenção pedagógica (PIE) para impacto nos currículos tradicionais das escolas locais; d) Agregação de valor intelectual nas temáticas urgentes aos docentes para aplicação no contexto das comissões, conselhos e comitês municipais, regionais e estaduais, como os Comitê das Bacias Hidrográficas.

 

Coordenador

Vilma Reis Terra

 

 

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