Geociências na escola

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 16h58

Resumo

O curso busca oferecer uma formação continuada, no campo da educação em Geociências, a professores da Educação Básica que atuam em escola do Ensino Fundamental I com o propósito de lhes apresentar a interdisciplinaridades da Geologia, sua interface com outros campos do conhecimento e introduzi-los aos principais sistemas que compõem o grande sistema Terra, para que compreendam a relevância da preservação do ambiente em que vivemos. O curso buscará fomentar a ideia de que a Geologia/Geociências é importantíssima para o desenvolvimento cognitivo das crianças do ensino fundamental e, conjuntamente com os trabalhos de campo, cumprem papel fulcral na proteção e preservação do ambiente. Uma das especificidades é a atividade de campo que, sob enfoque da interdisciplinaridade, pode favorecer a construção de uma visão mais integrada e abrangente das questões socioambientais ao propiciar: a inter-relação entre ambiente, Geologia e sociedade; a interrelação de campos de conhecimentos específicos; a integração e organização pedagógica da própria disciplina. Somado a isso, é importante discutir os tópicos da perspectiva socioambiental com uma postura interdisciplinar, com vista à formação de professores reflexivos.

Carlos Roberto Pires Campos