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Índice de Artigos

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou, em 04/04/2025, a Resolução nº 315/2025, que dá início ao processo eleitoral na instituição. Será realizado processo de consulta para escolha do reitor e de diretores-gerais de 20 campi para o mandato de 2025 a 2029. 


Deflagração do Processo Eleitoral

 

Normativa do Processo Eleitoral

 

Lista de votantes

 

Resultado da Eleição

 

 

Acompanhe as etapas do processo eleitoral

09/04/2025: Nomeação das comissões preliminares

11/04/2025: Publicação do edital de eleição das comissões eleitorais

14/04/2025: Publicação da lista de votantes em cada unidade - CEL

14/04/2025: Início do período de inscrição de chapas

15/04/2025: Fim do período de inscrição de chapas

15/04/2025: Recurso à lista de votantes - CEL

15/04/2025: Publicação da lista de chapas em cada unidade - CEL

16/04/2025: Publicação da lista definitiva de votantes – CEL

16/04/2025: Recurso à lista de chapas - CEL

17/04/2025: Publicação da lista definitiva de chapas - CEL

22/04/2025: Eleição das comissões eleitorais locais - CEL

22/04/2025: Publicação do resultado da eleição das CEL

23/04/2025: Recurso ao resultado da eleição das CEL

24/04/2025: Publicação do resultado final da eleição das CEL

25/04/2025: Portarias dos dirigentes máximos de unidades das CEL

30/04 a 05/05/2025: Reunião de instalação dos trabalhos - CEL

06/05/2025: Eleição da comissão eleitoral central - CEC

06/05/2025: Publicação do resultado da eleição da CEC

07/05/2025: Recurso ao resultado da eleição da CEC

08/05/2025: Publicação da portaria pelo Reitor da CEC

08 a 12/05/2025: Definição das normas eleitorais - CEC

13/05/2025: Publicação preliminar das normas eleitorais

14/05/2025: Recurso às normas eleitorais

15/05/2025: Publicação final das normas eleitorais

16 a 19/05/2025: Registro das candidaturas a Reitor e Diretor Geral (DG)

19/05/2025: Publicação da Lista de Candidatos a Reitor e DG

20/05/2025: Recurso à lista de candidatos a Reitor e DG

21/05/2025: Publicação definitiva dos candidatos a Reitor e DG

22/05/2025: Sorteio dos locais debate

22/05 a 10/06/2025: Período de campanha para Reitor e DG

22/05/2025: Republicação da lista de votantes em cada unidade

23/05/2025: Recurso à lista de votantes

26/05/2025: Publicação da lista definitiva de votantes

26/05/2025: Publicação Portaria de servidores de apoio à votação presencial

28/05/2025: Debate entre os candidatos a Reitor(a) - 9h30

29/05/2025: Debate entre os candidatos a DG do Campus Vila Velha - 10h - Auditório e YouTube

03/06/2025: Debate entre os candidatos a Reitor(a) - 15h30

04/06/2025: Debate entre os candidatos a DG do Campus Vila Velha - 14h - Auditório e YouTube

05/06/2025: Debate entre os candidatos a DG do Campus Vila Velha - 18h30 - Auditório e YouTube

09/06/2025: Debate entre os candidatos a Reitor(a) - 19h

11/06/2025: Retirar material de campanha

12/06/2025: Eleição para Reitor e DG - de 8h até 20h

12/06/2025: Apuração dos votos pela CEL

12/06/2025: Publicação do resultado preliminar da consulta

13 a 16/06/2025: Recurso ao resultado preliminar da consulta

17 a 26/06/2025: Publicação final e encaminhamento CS

26/06/2025: Homologação pelo CS

 

 


Chapas

O período para inscrição de candidaturas para o cargo de Diretor-geral do Campus ocorreu do dia 16/05 até às 13h do dia 19/05, conforme estabelecido no Calendário Eleitoral e no Ato Normativo CEC nº 001, de 15 de maio de 2025.

 

Chapas Inscritas

 

Chapa 01

Candidata Fernanda Becalli

 

Chapa 02

Candidato Alexandre Krüger

 


 


Debates

Os debates serão realizados no auditório do Campus Vila Velha, no bloco acadêmico B, e transmitidos ao vivo pelo canal institucional no YouTube. Caso o espaço do auditório atinja lotação máxima, orientamos que os interessados acompanhem o debate pela internet.

As datas e horários fixados para os debates de Diretor-Geral são:

Formulários de perguntas

Os formulários de envio de perguntas ficaram abertos apenas durante o primeiro bloco do debate.

 

Estrutura para os Debates

A Resolução CONSUP/IFES nº 314/2025 sugere uma estrutura para a organização dos debates, dividida em três momentos principais:

  1. Perguntas entre os candidatos: haverá dois momentos alternados de perguntas, com tema livre dentro do programa do candidato. Cada pergunta terá duração de dois minutos. O candidato interpelado terá três minutos para responder, seguidos por três minutos para réplica e um minuto para tréplica. A ordem das perguntas entre os candidatos é definida por sorteio.
  2. Perguntas por escrito dos participantes: este momento é dividido em três blocos alternados, com três perguntas destinadas a cada candidato em cada bloco, totalizando nove perguntas por candidato. Os participantes podem postar perguntas no chat da plataforma virtual, indicando claramente que é uma pergunta e para qual candidato se destina. As perguntas são separadas por candidato, numeradas e sorteadas para serem feitas. Cada candidato terá até seis minutos para responder ao bloco de três perguntas. Postagens desrespeitosas podem resultar no silenciamento do autor e em encaminhamentos para apuração legal.
  3. Considerações finais: cada candidato terá até cinco minutos para suas considerações finais. A ordem para as considerações finais também é definida por sorteio.

Durante os debates, o direito de resposta solicitado por um candidato deverá ser julgado ainda no bloco da solicitação.

 

 


Comissão Eleitoral Local

A comissão local é responsável por eleger os membros da Comissão Eleitoral Central e conduzir a eleição para o cargo de diretor-geral de campus.

A Comissão Eleitoral Local será constituída por eleição direta dentro de cada segmento, escolhidos por seus pares, sendo três servidores efetivos do corpo docente; três servidores efetivos do corpo técnico-administrativo; e três discentes. No processo de consulta serão escolhidos os representantes de cada segmento e seus respectivos suplentes definidos por chapa (1 titular e 1 suplente).

Uma comissão preliminar fica responsável pelos trabalhos de eleição da Comissão Eleitoral Local.

A inscrição das chapas deve ser feita nos dias 14 e 15 de abril e será definida por meio de normativa a ser publicada em cada campus. A eleição das comissões locais está marcada para o dia 22 de abril. O edital de eleição das comissões eleitorais será publicado de acordo com a Resolução do Conselho Superior nº 314/2025.

 

Contato

comissaoeleitoral.vvl@ifes.edu.br

 

Eleição da Comissão Eleitoral Local

Comissão preliminar

Edital para eleição da Comissão Eleitoral Local

Lista de votantes

Lista de chapas inscritas

Resultado da eleição da Comissão Eleitoral Local


Comissão Eleitoral Central

A Comissão Eleitoral Central define regras gerais e coordena o processo de consulta para escolha do Reitor, de acordo com as normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Superior.

 


Como votar

O acesso ao sistema é concedido a cada votante mediante identificação realizada por meio dos dados de login e senha cadastrados nos sistemas institucionais. Esses dados sigilosos, pessoais e intransferíveis.
Para os servidores, o login é o SIAPE e para os estudantes, o número de matrícula.

Tutoriais

Equipe de apoio à votação (formato .pdf tamanho kb)


 

Recursos e denúncias

Os recursos e as denúncias relativos à eleição para a Direção-Geral do Ifes – Campus Vila Velha deverão ser encaminhados para o e-mail:

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