Índice de Artigos
O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou, em 04/04/2025, a Resolução nº 315/2025, que dá início ao processo eleitoral na instituição. Será realizado processo de consulta para escolha do reitor e de diretores-gerais de 20 campi para o mandato de 2025 a 2029.
- 11/04/2025 - Confira a cartilha "Conduta Ética dos servidores nos processos eleitorais" (formato .pdf, tamanho 1,1mb)
- 14/05/2025 - Confira as "Orientações para a comunicação institucional do Ifes durante o período eleitoral 2025" (formato .pdf, tamanho 463kb)
Deflagração do Processo Eleitoral
- 08/04/2025 – Resolução do Conselho Superior nº 315/2025 (formato .pdf, tamanho 130kb)
- 08/04/2025 – Anexo – Cronograma (formato .pdf, tamanho 23kb)
- 10/04/2025 – Ato n 66 - Alteração da Resolução CS 315/2025 (formato .pdf, tamanho 116kb)
- 10/04/2025 – Anexo - Cronograma (formato .pdf, tamanho 24kb)
Normativa do Processo Eleitoral
- 08/04/2025 – Resolução do Conselho Superior nº 314/2025 (formato .pdf, tamanho 125kb)
- 08/04/2025 – Anexo I – Ficha de Inscrição de Candidato ao Cargo de Reitor (formato .pdf, tamanho 32kb)
- 08/04/2025 – Anexo II – Ficha de Inscrição de Candidato ao Cargo de Diretor-Geral (formato .pdf, tamanho 32kb)
- 08/04/2025 – Anexo III – Ficha de Inscrição de Fiscais (formato .pdf, tamanho 34kb)
- 08/04/2025 – Anexo IV – Formulário para Recursos (formato .pdf, tamanho 32kb)
- 08/04/2025 – Anexo V – Formulário para Denúncias (formato .pdf, tamanho 32kb)
- 08/04/2025 – Anexo VI – Formulário de Opção de Voto (formato .pdf, tamanho 32kb)
- 08/04/2025 – Anexo VII – Organização dos Debates (formato .pdf, tamanho 35kb)
- 08/04/2025 – Anexo VIII – Agendamento de Campanha em Espaços Institucionais (formato .pdf, tamanho 32kb)
- 15/05/2025 - Regulamento do Processo Eleitoral - após recursos (formato .pdf, tamanho 155 kb)
Lista de votantes
- 22/05/2025 - Lista preliminar de votantes - Discentes (formato .pdf, tamanho 241kb)
- 22/05/2025 - Lista preliminar de votantes - TAES (formato .pdf, tamanho 24kb)
- 22/05/2025 - Lista preliminar de votantes - Docentes (formato .pdf, tamanho 26kb)
- 26/05/2025 - Lista final de votantes - Discentes (formato .pdf, tamanho 1mb)
- 26/05/2025 - Lista final de votantes - TAES (formato .pdf, tamanho 1mb)
- 26/05/2025 - Lista final de votantes - Docentes (formato .pdf, tamanho 1.1mb)
- 10/06/2025 - Lista final de votantes - Discentes atualizada (formato .pdf, tamanho 1mb) - atualizada em 11/06/2025
- 10/06/2025 - Lista final de votantes - TAES atualizada (formato .pdf, tamanho 1mb)
- 10/06/2025 - Lista final de votantes - Docentes atualizada (formato .pdf, tamanho 1.1mb)
Resultado da Eleição
- 12/06/2025 - Resultado preliminar para Eleição para DG (formato .pdf, tamanho 133kb)
- 12/06/2025 - Boletim de urna da Eleição para DG (formato .pdf, tamanho 21kb)
- 18/06/2025 - Resultado final de eleição para Diretoria-Geral (formato .pdf, tamnho 173kb)
Acompanhe as etapas do processo eleitoral
09/04/2025: Nomeação das comissões preliminares
11/04/2025: Publicação do edital de eleição das comissões eleitorais
14/04/2025: Publicação da lista de votantes em cada unidade - CEL
14/04/2025: Início do período de inscrição de chapas
15/04/2025: Fim do período de inscrição de chapas
15/04/2025: Recurso à lista de votantes - CEL
15/04/2025: Publicação da lista de chapas em cada unidade - CEL
16/04/2025: Publicação da lista definitiva de votantes – CEL
16/04/2025: Recurso à lista de chapas - CEL
17/04/2025: Publicação da lista definitiva de chapas - CEL
22/04/2025: Eleição das comissões eleitorais locais - CEL
22/04/2025: Publicação do resultado da eleição das CEL
23/04/2025: Recurso ao resultado da eleição das CEL
24/04/2025: Publicação do resultado final da eleição das CEL
25/04/2025: Portarias dos dirigentes máximos de unidades das CEL
30/04 a 05/05/2025: Reunião de instalação dos trabalhos - CEL
06/05/2025: Eleição da comissão eleitoral central - CEC
06/05/2025: Publicação do resultado da eleição da CEC
07/05/2025: Recurso ao resultado da eleição da CEC
08/05/2025: Publicação da portaria pelo Reitor da CEC
08 a 12/05/2025: Definição das normas eleitorais - CEC
13/05/2025: Publicação preliminar das normas eleitorais
14/05/2025: Recurso às normas eleitorais
15/05/2025: Publicação final das normas eleitorais
16 a 19/05/2025: Registro das candidaturas a Reitor e Diretor Geral (DG)
19/05/2025: Publicação da Lista de Candidatos a Reitor e DG
20/05/2025: Recurso à lista de candidatos a Reitor e DG
21/05/2025: Publicação definitiva dos candidatos a Reitor e DG
22/05/2025: Sorteio dos locais debate
22/05 a 10/06/2025: Período de campanha para Reitor e DG
22/05/2025: Republicação da lista de votantes em cada unidade
23/05/2025: Recurso à lista de votantes
26/05/2025: Publicação da lista definitiva de votantes
26/05/2025: Publicação Portaria de servidores de apoio à votação presencial
28/05/2025: Debate entre os candidatos a Reitor(a) - 9h30
29/05/2025: Debate entre os candidatos a DG do Campus Vila Velha - 10h - Auditório e YouTube
03/06/2025: Debate entre os candidatos a Reitor(a) - 15h30
04/06/2025: Debate entre os candidatos a DG do Campus Vila Velha - 14h - Auditório e YouTube
05/06/2025: Debate entre os candidatos a DG do Campus Vila Velha - 18h30 - Auditório e YouTube
09/06/2025: Debate entre os candidatos a Reitor(a) - 19h
11/06/2025: Retirar material de campanha
12/06/2025: Eleição para Reitor e DG - de 8h até 20h
12/06/2025: Apuração dos votos pela CEL
12/06/2025: Publicação do resultado preliminar da consulta
13 a 16/06/2025: Recurso ao resultado preliminar da consulta
17 a 26/06/2025: Publicação final e encaminhamento CS
26/06/2025: Homologação pelo CS
Chapas
O período para inscrição de candidaturas para o cargo de Diretor-geral do Campus ocorreu do dia 16/05 até às 13h do dia 19/05, conforme estabelecido no Calendário Eleitoral e no Ato Normativo CEC nº 001, de 15 de maio de 2025.
Chapas Inscritas
- 19/05/2025 - Lista preliminar de chapas inscritas (formato .pdf tamanho 72kb)
- 19/05/2025 - Lista de fiscais credenciados (formato .pdf, tamanho 65kb)
- 21/05/2025 - Lista de chapas inscritas homologada (formato .pdf, tamanho 73kb)
Chapa 01
Candidata Fernanda Becalli
Chapa 02
Candidato Alexandre Krüger
- 22/05/2025 - Proposta de ação (formato .pdf, tamanho 1,35mb) (alterado em 9/6/2025 por determinação da Comissão Eleitoral Local)
Debates
Os debates serão realizados no auditório do Campus Vila Velha, no bloco acadêmico B, e transmitidos ao vivo pelo canal institucional no YouTube. Caso o espaço do auditório atinja lotação máxima, orientamos que os interessados acompanhem o debate pela internet.
As datas e horários fixados para os debates de Diretor-Geral são:
- 29 de maio, às 10h - https://youtube.com/live/hHFTXJVqn7E?feature=share
- 04 de junho, às 14h - https://youtube.com/live/vhzzVO2nR-0?feature=share
- 05 de junho, às 18h30 - https://youtube.com/live/hSODp2x6ql0?feature=share
Formulários de perguntas
Os formulários de envio de perguntas ficaram abertos apenas durante o primeiro bloco do debate.
Estrutura para os Debates
A Resolução CONSUP/IFES nº 314/2025 sugere uma estrutura para a organização dos debates, dividida em três momentos principais:
- Perguntas entre os candidatos: haverá dois momentos alternados de perguntas, com tema livre dentro do programa do candidato. Cada pergunta terá duração de dois minutos. O candidato interpelado terá três minutos para responder, seguidos por três minutos para réplica e um minuto para tréplica. A ordem das perguntas entre os candidatos é definida por sorteio.
- Perguntas por escrito dos participantes: este momento é dividido em três blocos alternados, com três perguntas destinadas a cada candidato em cada bloco, totalizando nove perguntas por candidato. Os participantes podem postar perguntas no chat da plataforma virtual, indicando claramente que é uma pergunta e para qual candidato se destina. As perguntas são separadas por candidato, numeradas e sorteadas para serem feitas. Cada candidato terá até seis minutos para responder ao bloco de três perguntas. Postagens desrespeitosas podem resultar no silenciamento do autor e em encaminhamentos para apuração legal.
- Considerações finais: cada candidato terá até cinco minutos para suas considerações finais. A ordem para as considerações finais também é definida por sorteio.
Durante os debates, o direito de resposta solicitado por um candidato deverá ser julgado ainda no bloco da solicitação.
Comissão Eleitoral Local
A comissão local é responsável por eleger os membros da Comissão Eleitoral Central e conduzir a eleição para o cargo de diretor-geral de campus.
A Comissão Eleitoral Local será constituída por eleição direta dentro de cada segmento, escolhidos por seus pares, sendo três servidores efetivos do corpo docente; três servidores efetivos do corpo técnico-administrativo; e três discentes. No processo de consulta serão escolhidos os representantes de cada segmento e seus respectivos suplentes definidos por chapa (1 titular e 1 suplente).
Uma comissão preliminar fica responsável pelos trabalhos de eleição da Comissão Eleitoral Local.
A inscrição das chapas deve ser feita nos dias 14 e 15 de abril e será definida por meio de normativa a ser publicada em cada campus. A eleição das comissões locais está marcada para o dia 22 de abril. O edital de eleição das comissões eleitorais será publicado de acordo com a Resolução do Conselho Superior nº 314/2025.
Contato
comissaoeleitoral.vvl@ifes.edu.br
Eleição da Comissão Eleitoral Local
Comissão preliminar
Edital para eleição da Comissão Eleitoral Local
- 11/04/2025 - Edital (formato .pdf, 3.457kb)
- 11/04/2025 - Anexo I - CRONOGRAMA (formato .pdf, 3.4mb)
- 11/04/2025 - Anexo II - FICHA DE INSCRIÇÃO DE CHAPA (formato .pdf, 3.3mb)
- 11/04/2025 - Anexo III - AUTORIZAÇÃO (formato .pdf, 3.3mb)
- 11/04/2025 - Anexo IV - FICHA DE RECURSO (formato .pdf, 3.31mb)
Lista de votantes
- 14/04/2025 - Lista preliminar de votantes para Comissão Eleitoral Local - Discentes (formato .pdf, tamanho 241kb)
- 14/04/2025 - Lista preliminar de votantes para Comissão Eleitoral Local - TAES (formato .pdf, tamanho 24kb)
- 14/04/2025 - Lista preliminar de votantes para comissão Eleitoral Local - Docentes (formato .pdf, tamanho 26kb)
- 17/04/2025 - Lista final de votantes para Comissão Eleitoral Local - Discentes (formato .pdf, tamanho 125kb)
- 17/04/2025 - Lista final de votantes para Comissão Eleitoral Local - TAES (formato .pdf, tamanho 20kb)
- 17/04/2025 - Lista final de votantes para comissão Eleitoral Local - Docentes (formato .pdf, tamanho 21kb)
Lista de chapas inscritas
Resultado da eleição da Comissão Eleitoral Local
Comissão Eleitoral Central
A Comissão Eleitoral Central define regras gerais e coordena o processo de consulta para escolha do Reitor, de acordo com as normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Superior.
Como votar
O acesso ao sistema é concedido a cada votante mediante identificação realizada por meio dos dados de login e senha cadastrados nos sistemas institucionais. Esses dados sigilosos, pessoais e intransferíveis.
Para os servidores, o login é o SIAPE e para os estudantes, o número de matrícula.
Tutoriais
Recursos e denúncias
Os recursos e as denúncias relativos à eleição para a Direção-Geral do Ifes – Campus Vila Velha deverão ser encaminhados para o e-mail:
Redes Sociais