Página inicial > Processos Seletivos > Estudantes > Edital 84/2022 - Cursos Técnicos Integrados

Edital 84/2022 - Cursos Técnicos Integrados

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 15h15

Abertos os editais do processo seletivo para cursos técnicos do Ifes, para começar a estudar no início de 2023. Ao todo, são ofertadas 3.894 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes distribuídas em 22 unidades do Ifes, em 20 municípios do Estado.

As inscrições vão até 7 de outubro pelo site: ifes.edu.br/ps2023.

A taxa de inscrição para o edital 84/2022 - Cursos Técnicos Integrados é de R$ 85. Os candidatos poderão solicitar isenção (gratuidade) do pagamento da taxa de inscrição no período de 5 a 28 de setembro.

Quem pode se inscrever e as formas de seleção
Os cursos integrados ao Ensino Médio são para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o estudante faz o ensino médio e o ensino técnico de forma integrada no Ifes.

A seleção para cursos técnicos integrados ao ensino médio será por meio de prova, com 40 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A realização da prova está marcada para o dia 6 de novembro, das 14 às 18 horas.

Ação afirmativa (Cotas)
Para todos os cursos, 50% das vagas ofertadas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.818 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa (caso se encaixe nos critérios) ou poderá ainda optar por se inscrever nas vagas de ampla concorrência. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deve entrar em contato com o campus do curso de interesse. Confira os contatos dos campi do edital 84/2022 - Cursos Técnicos Integrados.

OBS: o conteúdo e a padronização dos arquivos desta página são de responsabilidade dos setores/comissões responsáveis por cada edital.