Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Atividades pedagógicas não presenciais

Publicado: Segunda, 18 de Maio de 2020, 13h44

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

O Campus Vila Velha iniciou as atividades pedagógicas não presenciais no dia 25 de maio de 2020, seguindo as orientações da Resolução do Conselho Superior nº 1/2020 do Ifes. Com isso o calendário acadêmico foi retomado. 

A primeira avaliação das atividades estará disponível entre os dias 05 e 08 de junho, até às 12h, no sistema acadêmico. O link também será enviado por e-mail. É importante que todos os discentes, docentes e técnicos ligados ao ensino respondam ao questionário, a fim de contribuir para o desenvolvimento das APNP's.  

 

O que preciso saber para iniciar as APNPs

1 - O que é plano quinzenal de APNP?
O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele o professor apresenta (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) aos estudantes de sua disciplina a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.

2 - Como acessar o Ava/Moodle?
O link de acesso ao sistema é https://ava.cefor.ifes.edu.br/. No sistema o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava.

Confira a playlist preparada pelo Cefor para te auxiliar, caso seja seu primeiro acesso: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Obs: o estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/). Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

Se já possui cadastro e esqueceu a senha, clique no botão “Perdeu a senha?”. Em seguida, informe o seu número de matrícula no campo “identificação do usuário”. Clique na opção "buscar". Em seguida, você receberá um e-mail com instruções para definir uma nova senha.

3 - Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?
Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse https://academico.ifes.edu.br/ e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

4 - Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?
No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas.

 

Rotina de estudos

A manutenção de uma rotina diária de estudos é fundamental para o momento em que estamos vivendo, tanto para assimilar conteúdos já estudados, quanto para adquirir novos conhecimentos. Assim, sugere-se que nesses dias os discentes organizem o seu tempo considerando momentos para o descanso, o lazer, a interação à distância com os amigos, as atividades cotidianas em casa e com a família, bem como para a realização de tarefas escolares curriculares e/ou extracurriculares. É de extrema importância não se isolar dentro da própria casa: conversar, falar dos seus sentimentos e ouvir os outros tornam esse tempo menos difícil e mais leve.

Além de realizar as tarefas propostas, o tempo em casa pode ser utilizado para revisar quais temas têm-se dúvidas, escrever redações e aprofundar seus conhecimentos em algumas disciplinas. É uma boa oportunidade também para se dedicar às atividades do seu interesse, tais como aprender ou exercitar um novo idioma, desenvolver suas habilidades com algum instrumento musical, aprender algo novo, ver filmes, séries e ler livros. O importante é que você planeje suas atividades diárias, para executá-las de modo a tornar esse período um momento potente de aprendizados e vivências.

Para organizar sua rotina:
1. Estabeleça um horário para acordar, dormir e fazer suas refeições.
2. Planeje o horário de estudos para executar as atividades propostas pelos docentes, tendo o cui-dado de não concentrar conteúdos nos quais têm dificuldades em um mesmo dia;
3. Se organize para o tempo de estudo e separe de antemão todo o material necessário;
4. Mantenha seu quarto e ambiente de estudos limpo e organizado;
5. Separe tempo para executar as demais tarefas diárias;
6. Tente exercitar seu corpo e sua respiração: na internet há vários vídeos sobre o tema;
7. Planeje um momento para aprofundar seus conhecimentos, habilidades, aprender algo novo, ler, ver filmes etc.;
8. Reserve um período do dia para interagir com as pessoas que moram com você e com aquelas das quais você está afastado;
9. Hidrate-se e alimente-se bem. Faça exercícios, tome banho de sol e fortaleça sua imunidade.

Não custa lembrar:
1. Estabeleça uma estratégia para que o celular e as redes sociais não sejam a sua principal atividade durante sua rotina diária;
2. Elaboramos uma sugestão de rotina diária a fim de lhe auxiliar a organizar o seu tempo de estudos não presencial; (clique aqui para acessar o documento). 
3. Acompanhe o site e mídias sociais do Campus para estar sempre atualizado. 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: cgp.vv@ifes.edu.br 

 

Dúvidas frequentes

Como faço para acessar as atividades?
As atividades estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle já integrado ao sistema acadêmico do Ifes. Confira a playlist preparada pelo Cefor: https://www.youtube.com/playlist?list=PLKz4fshrNwnW94UBKxNfIIqI4mnx34Kxo

Qual será o horário das aulas?

As aulas não tem horário definido para acontecer. Cada docente vai combinar com a turma um horário de atendimento para discutir os conteúdos e tirar eventuais dúvidas. As atividades síncronas serão preferencialmente no turno de suas aulas. (Os estudantes podem conferir o cronograma quinzenal de atividades para não conciliar várias atividades ao mesmo tempo).

As atividades ficarão disponíveis por quanto tempo?
Por todo o período do isolamento social. Na retomada das atividades presenciais as atividades ainda ficarão disponíveis por um período a ser determinado, para que aqueles que não tiveram acesso durante o isolamento possam fazer as avaliações.

Quais ferramentas poderão ser utilizadas?
Os docentes poderão utilizar tecnologias complementares ao AVA-Moodle, como e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; vídeo-aulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência. Será dada preferência para as tecnologias que podem ser integradas ao AVA-Moodle.

Como funciona o registro de presença?
Quando o estudante entrega a atividade.

Qual o prazo para entrega das atividades?
Existirá uma data para entrega, mas no Moodle, esta data vai ficar em aberto para aqueles que não conseguem entregar, mas com justificativa.

Quem não tiver acesso às atividades, poderá fazer a prova quando retornarem as atividades presenciais?
Sim, as atividades ficarão disponíveis para que aqueles que não consigam realizá-las remotamente possam fazê-las no retorno das atividades.

Terei que estudar no mesmo horário que estaria no Ifes?
Não. Você poderá se organizar para realizar as APNP no horário que for melhor para você. O professor poderá marcar atividades síncronas, que são aquelas em que é necessária a participação do aluno e do professor no mesmo instante e no mesmo ambiente virtual, conforme combinado com vocês. Fique atento ao plano quinzenal do professor e organize-se para realizar as atividades.

Qual será minha carga horária de estudos semanal?
A carga horária de estudos semanal será de acordo com os Planos Quinzenais apresentados pelos professores. A carga horária não poderá exceder 100% da carga horária total semanal planejada para o módulo ou período letivo, conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Exceto para discentes cuja condição de matrícula permite concluir a integralidade do curso no semestre 2020/1 para os cursos de regime semestral e 2020/2 para os de regime anual.

Qual o percentual de atividades que serão realizadas à distância?
40% das atividades teóricas para os cursos técnicos concomitantes e de graduação
20% das atividades teóricas para os cursos técnicos integrados

Como ficou o calendário acadêmico?
O calendário acadêmico será retomado no dia 25 de maio e a data de início equivale ao dia 19 de março para contagem dos dias letivos.

Os eventos serão mantidos?
Os eventos serão adaptados, na medida do possível, para formato virtual.

Durante a adoção das APNP estarei sob o Código de Ética e Disciplina Discente do Ifes?
Sim. O discente em regime de atividades não presenciais continuará sob o prescrito no Código de Ética e Disciplina Discente do Ifes e demais normativas institucionais.

Sou atendido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). A acessibilidade às APNP será assegurada?
Para os alunos com necessidades específicas, o docente, junto à equipe do Napne, Gestão Pedagógica e Coordenador de curso, adequarão o Plano de Ensino Individualizado (PEI), evidenciando as adaptações curriculares necessárias para a produção do material didático, além da adaptar o cronograma de datas para realização e entrega das atividades pedagógicas não presenciais.

 

Documentos de apoio

Resolução nº 1 2020 do Conselho Superior do Ifes

Resolução nº 25/2020 do Conselho Superior do Ifes - altera Resolução nº 1 2020

5 aplicativos gratuitos para montar um plano de estudos (formato. pdf, tamanho 344kb)

Organize sua rotina (formato .pdf, 156kb)

Modelo de rotina semanal (formato .docx, tamanho 73kb)

Guia de acesso ao Moodle via dispositivos móveis (formato . pdf, 3.4mb)

Gerencie seus estudos no Moodle: www.youtube.com/watch?v=ArmiA7f-1rA&feature=youtu.be 

 

 Cronograma de atividades

Semana 25 a 29/05/2020

Cursos Técnicos

Cursos Superiores

 

Comunicados

Comunicado sobre o início das atividades.

Comunicado aos pais e/ou responsáveis. 

Trancamento, exclusão e nova matrícula para cursos técnicos concomitante e de graduação.

Estudantes matriculados no curso de Química Industrial para ingresso em 2020/2 devem aguardar nova data para início das aulas

Contatos

SetorTelefone/e-mail
Diretoria de Ensino
Diretoria ensino.vv@ifes.edu.br
Assistência Estudantil multidisciplinar.vv@ifes.edu.br
Biblioteca biblioteca.vv@ifes.edu.br
Coord. Apoio ao Ensino cae.vv@ifes.edu.br
Coord. Geral de Ensino academico.vv@ifes.edu.br
Enfermaria multidisciplinar.vv@ifes.edu.br
Gestão Pedagógica cgp.vv@ifes.edu.br
Psicologia multidisciplinar.vv@ifes.edu.br
Registro Acadêmico registro.vv@ifes.edu.br
Coordenadorias de Curso
Biomedicina biomedicina.vv@ifes.edu.br
Licenciatura em Química licenciaturaquimica.vv@ifes.edu.br
Pedagogia pedagogia.vv@ifes.edu.br
Química Industrial quimicaindustrial.vv@ifes.edu.br
Téc. Biotecnologia tecbiotecnologia.vv@ifes.edu.br
Téc. Química tecnicoquimica.vv@ifes.edu.br
Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
Diretoria dipex.vv@ifes.edu.br
Pós-Graduação posgraduacao.vv@ifes.edu.br
Pós-graduação em Educação e Educação e Divulgação em Ciências (EDIV) - Especialização posgradediv.vv@ifes.edu.br
Pós-graduação em Ensino Multidisciplinar em Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica (EISMA) - Especialização posgrad.eisma.vv@ifes.edu.br
Programa de Pós-graduação em Química em Rede Nacional (PROFQUI) - Mestrado profissional profqui.vv@ifes.edu.br
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) - Mestrado e Doutorado educimat@ifes.edu.br
registrado em:
Fim do conteúdo da página