Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Núcleo de Arte e Cultura

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 12h01

Índice de Artigos

O que é o NAC?

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Vila Velha do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo é o órgão de apoio responsável por desenvolver a política cultural do Campus. Seu papel é apoiar a realização de programas, projetos, cursos, eventos e ações culturais que se articulem ao ensino, pesquisa e extensão.

Quais são os objetivos do NAC?

I. Contribuir para a divulgação e execução de programas, produtos, projetos, eventos e ações especializados nas áreas de produção cultural, criação e educação artística;

II. Propor estudos, cursos, espetáculos, seminários e publicações nessa área;

III. Organizar grupos de trabalho destinados ao incremento da arte e da cultura no campus;

IV. Articular as ações culturais promovidas pelo campus com os demais campi do Ifes;

V. Contribuir para a promoção da cidadania cultural através da articulação do campus com o poder público e com as entidades e organizações da sociedade civil.


 

Regimento interno 


 

a) HIÁSCARA ALVES PEREIRA JARDIM (Coordenadora) - Siape 2299722
b) SILVIO JOSÉ DE ALENCAR (Coordenador Adjunto) - Siape 1845445
c) TATIANA OLIVEIRA COSTA (Secretária)- Siape 1283296
d) SERGIO NICOLAU SERAFIM MARTINS - Siape 1577791
e) FERNANDA CASOTTI NUNES - Matrícula 2023TQIVV0131
f) GUSTAVO GONÇALVES DE ALMEIDA PEZANI - Matrícula 20211TBIVV0330

Portaria nº 62/2023 de 24 de fevereiro de 2023

 


Atividade Dia/horário Sala

ESCRITA CRIATIVA

Responsável: Silvio Alencar

Terça-feira -13h30 às 14h30 403

OFICINA DE TEATRO

Responsável: Prof. Fábio Mota

Quinta-feira 14h - 16h 401

GRUPO DE MÚSICA 

Responsáveis: Gustavo Gonçalves de Almeida Pezani

Datas e horários variáveis

401

DANÇA

Responsável: Eduarda Gonçalves

Oferta suspensa

401

DESENHO

Responsáveis: Maria Eduarda Walcher
e Ana Clara Malheiros

Oferta suspensa 401

BANDAS

Responsável: Beatriz Menegheti

   



 Espaço destinado às indicações de arte e cultura. A cada mês uma linguagem artística será abordada. 

E-book Musicografia Lima: uma forma simples de aprender e ensinar música para cegos e pessoas com baixa visão

Neste e-book os autores apresentam uma maneira de simplificar a codificação da escrita e leitura musical através de células de pontos em relevo e ainda tornar o aprendizado
musical mais atrativo para pessoas com deficiência visual, cegos e seus assistentes.
O livro é gratuito e foi publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia.

Acesse: http://www.edufu.ufu.br/catalogo/ebooks-gratuitos/musicografia-lima-uma-forma-simples-de-aprender-e-ensinar-musica-para

 

Cantata de natal - “A vida canta”

O projeto Coral Legal, formado pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, é pioneiro no Espírito Santo e tem por objetivo incentivar a atividade musical, com a formação de um coral de vozes para despertar a musicalidade, autonomia, independência, diversão e sensibilidade. O grupo se reúne desde setembro de 2013, semanalmente, no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência – CCPD, localizado no bairro Glória.

Para mais informações, acesse: https://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2021/12/coral-legal-vai-realizar-apresentacoes-no-mes-de-dezembro-37001

 

Curso de Formação Musical - FAMES

O Curso de Formação Musical é ofertado pela Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES. O próximo processo seletivo será realizado no primeiro semestre de 2022 para o ingresso das novas turmas no segundo semestre. Em breve, a coordenação do curso divulgará o cronograma no site da instituição.

Acompanhe em: https://fames.es.gov.br

 

Visitas virtuais a Museus

Com a pandemia, várias instituições disponibilizaram seu acervo virtualmente. É possível conhecer obras de arte e passear por lugares incríveis no Brasil e fora sem sair de casa! Separamos três indicações para vocês: Museo Frida Khalo (México), Museu do Vaticano (Roma) e Pinacoteca (São Paulo). Faça um tour virtual agora mesmo!

 

Acesse:
https://www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/visita-virtual/
http://pinacoteca.org.br/visite/tour-virtual/
https://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/tour-virtuali-elenco.html

 

Curso on-line "Utilizando o Google Arts & Culture em Sala de Aula"

O curso é ofertado pelo Ifes e voltado para professores. Apresenta uma proposta de aula interdisciplinar entre História, Artes e Ciências utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e o Google Arts & Culture como recurso. Possui carga horária de 10h e certificado.

Acesse:
https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=100

 

Curso on-line - "Historia del Arte: Del Arte Prehistórico al Renacimiento

Mergulhe na história da arte fazendo um tour por este curso. Você começará na pré-história, reconhecendo os testemunhos que nos oferecem os primeiros vislumbres artísticos da humanidade. Avançará para os diferentes sistemas de representação dominante de diferentes períodos até chegar ao Renascimento. Ao final do curso, você aprenderá mais sobre a evolução e o futuro da arte ao longo do tempo. O curso é ofertado pela Universidad del Palermo.

Acesse:
https://pt.coursera.org/learn/historia-arte-prehistorico-renacimiento

 

Ateliê Ângela Gomes

Ângela Gomes é capixaba e sua Arte Naif (termo usado para designar um tipo de arte popular e espontânea) é reconhecida internacionalmente. Por meio de suas obras representa as paisagens e a cultura do Espírito Santo. Recentemente a artista recebeu um prêmio na Ucrânia referente à obra "Ticumbi no Convento da Penha" (2020). Conheça essa e outras obras da artista seguindo seu perfil no Instagram @angelagomesnaif.

Acesse:
https://www.saatchiart.com/art/Painting-Ticumbi-no-Convento-da-penha-V-velha-ES/316705/7855117/view

 

Convento da Penha

Localizado na Prainha, em Vila Velha, em um penhasco de 154 metros de altitude, o Santuário de Nossa Senhora da Penha foi fundado por Frei Pedro Palácios, em 1558. O convento é um dos santuários de devoção mariana mais antigos do Brasil. Sua arquitetura singela abriga as janelas de vista para a Grande Vitória e para o mar.

Confira o vídeo produzido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo para a série
Patrimônios Capixabas. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=6p_jZFWjUic


Casa da Memória de Vila Velha

A Casa da Memória fica localizada na Prainha, em Vila Velha. Ela foi construída em 1893 e é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. No espaço, existe um acervo permanente de fotos que tratam do sítio histórico da Prainha e adjacências, resgatando a história e memória do município e do Estado.

Confira o Vlog produzido pelos estudantes Samuel e Paulo do curso Técnico em Química Integrado para o NAC-VV. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=2nkwnQC-pnk&t=361s


Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga do Brasil em funcionamento. Ela foi construída, primeiramente, como uma capela, na Prainha, lugar de desembarque do primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 23 de maio de 1535. Trata-se de um Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN em 20/03/1950.

Confira a reportagem produzida pela Tempo Bom TV sobre a igreja. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jdqjYjmsPC4

 

Rendeiras da Barra do Jucu e Banda de Congo Beatos de São Benedito

A tradição das rendeiras de bilros existe na Barra do Jucu há mais de um século. A prática se insere na categoria de patrimônio cultural imaterial. As rendeiras da Barra do Jucu tentam manter viva a tradição repassando-a de geração a geração. O congo é umas das principais manifestações da cultura capixaba conheça a Banda de Congo Beatos de São Benedito na reportagem exibida pela Record News ES.

Saiba mais sobre sobre a Banda de Congo Beatos de São Benedito: https://acerbesvv.wixsite.com/acerbes e acesse www.facebook.com/Rendeiras-de-bilros-da-Barra-do-Jucu-105751608037440 para acompanhar as rendeiras da Barra do Jucu.


Farol de Santa Luzia

De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, as peças do farol foram enviadas da Escócia em 1870 e ele foi montado em 1871, pelo Barão de Cotegipe. A torre mede 12 m de altura e possui uma base octogonal de 9 m². Sua luz possui alcance de até 32 milhas marítimas, que correspondem a 51 km. Até hoje, orienta a entrada dos navios na Baía de Vitória e nos portos de Vitória, Tubarão e Vila Velha.

Acesse: https://youtu.be/ArGs5nT50Rc

Concurso - XXIX PRÊMIO MOUTONÉE DE POESIA: Percepção Poética da Pandemia

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura e em parceria com a Academia Santanse de Letras, realizam em 2021, o Concurso PRÊMIO MOUTONÉE DE POESIA. Em sua 29ª edição, o concurso selecionará poesias inspiradas no tema o “Percepção Poética da Pandemia”, visando estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia, além de promover o surgimento de novos talentos.

As inscrições vão até o dia 15 de setembro e o participante poderá se inscrever com um poema em Língua Portuguesa. Haverá premiação em dinheiro para os primeiros colocados.

Regulamento disponível em: https://premio-moutonnee-de-poesia.salto.sp.gov.br/regulamento/


"Hora da Poesia" - com escritores capixabas

O projeto “Viagem pela Literatura”, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) da Prefeitura de Vitória, apresenta ao final de cada mês a "Hora da Poesia". Nesta apresentação, disponível no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim trouxe uma seleção especial de poesias de escritores e poetas capixabas.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=4guowJahAI0

Livro - “A Rosa do Povo”

​​O livro "A rosa do Povo" (1945), de Carlos Drummond de Andrade, é uma coletânea com 55 poemas que podem ser utilizados em redações para ilustrar situações de autoritarismo, política, desumanidade, ética, direitos humanos, entre outras temáticas.

Para ler, acesse: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13222.pdf

Blog - Concursos Literários

O blog Concursos Literários publica iniciativas voltadas ao reconhecimento e valorização das obras de autoras e autores através da certificação, premiação ou publicação de textos e livros, tais como: concursos literários, seleções para antologias, editais literários, chamadas para publicação em sites ou revistas, chamadas de originais, seleções em caráter permanente ou outros formatos inovadores.

Disponível em: http://concursos-literarios.blogspot.com/

  

Documentário - O sal da terra

O documentário "O Sal da terra" conta a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, "Gênesis".

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QLwwfb1iKno

 

Curso MOOC - Edição e tratamento de imagens

O curso fornece aos estudantes recursos para editar, tratar e criar imagens raster e vetoriais para utilização em ambientes virtuais e móveis, assim como propiciar elementos básicos para produção de material para mídias impressas. A capacitação inclui a demonstração de utilização das ferramentas GIMP e Inkscape, bem como a aplicação de conceitos de design gráfico em imagens digitais e animações para a Internet.

Para se inscrever, acesse: https://mooc.ifro.edu.br/course/edicaoetratamento/intro

 

E- book - Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade

Trata-se de um manual de fotografia objetivo, direto, de fácil consulta e com exercícios de simples execução. Voltado especialmente para estudantes, curiosos e professores que queiram usar a fotografia como recurso didático, a ideia é compreender algumas das principais técnicas fotográficas e poder exercitá-las em casa, seja com equipamentos mais potentes ou adaptando para os smartphones. Livro digital  "Lições de fotografia para fazer em casa: técnicas, composição e criatividade" de Agna Aquino.  Editora UFPB/UFPE.

Para ler, acesse: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/801

 

Perfil do Instagram - Noliton Pereira

O fotográfo Noilton Pereira produz imagens belíssimas e dramáticas que são vendidas e 

investidas no Projeto Sertão Forte que busca ajudar famílias carentes do nordeste. 


Seu perfil no Instagram é: https://www.instagram.com/noiltonpereiraoficial

  

Reportagem - Literatura produzida por autores capixabas (2020)

A reportagem de autoria da Assembléia Legislativa do ES traz uma reflexão acerca da literatura produzida aqui no Espírito Santo, os desafios e os pontos favoráveis ao segmento.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=zUc4nc_9DmU&t=90s

Livro - Audiovisual acessível "O pequeno príncipe"

O livro "O Pequeno Príncipe", do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, agora está disponível com recursos de acessibilidade, sendo acessível a pessoas com ou sem deficiência. A obra conta a história de um piloto que cai com seu avião no deserto. Ali ele encontra uma criança loura e frágil que diz ter vindo de um pequeno planeta distante. Convivendo juntos, os dois repensam valores e refletem sobre o sentido da vida. A narrativa sensível e comovente é um dos maiores clássicos da literatura.

Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=foMiwFlVHCc


Live com a escritora capixaba Bernadette Lyra

Live produzida pelo Museu Vale e mediada por Ronaldo Barbosa. Bernadette Lyra é formada em Letras pela UFES, doutora em Artes/Cinema pela ECA/USP e pós-doutora pela Universidade René Descartes, Sorbonne - França. Em pauta desta conversa, a vida e a obra dessa personalidade nascida em Conceição da Barra, Espírito Santo.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ct6di9iGaN4


Curso on-line - Leitura, Análise e Método: Anton Tchekhov e Liev Tolstói

Curso mooc gratuito ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com carga horária de 12h e certificado para todos os interessados em literatura e, especialmente, na literatura russa. O mesmo baseia-se em quatro contos dos
autores Anton Pávlovitch Tchékhov e Liev Nikoláievitch Tolstói para leitura e análise.

Para se inscrever, acesse: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=19


Livros de autores capixabas premiados nos Editais de literatura da Secult-ES

Os e-books foram disponibilizados gratuitamente por autores capixabas premiados em editais de literatura da Secult-ES. Os livros digitais contemplam diversos gêneros literários, como infantojuvenil, contos, poesias e dramaturgia.

Confira em: https://secult.es.gov.br/Not%C3%ADcia/premiados-nos-editais-de-literatura-disponibilizam-seus-livros-gratuitamente

Documentário - Oficina de cinema, documentário de produção a direção

A oficina divide-se em 4 episódios e está disponível no canal do YouTube da Produtora Viralata. Os tópicos abordados contemplam a elaboração do projeto, narrativas e estética passando por noções de orçamento, contratação de equipe e licenciamento. 

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/c/ViralataProdu%C3%A7%C3%B5es/search.

Curta-metragem - Lily's Hair (2019)

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
O curta é dirigido por Raphael Gustavo da Silva, foi 100% gravado no Conjunto Vera Cruz e vencedor de 3 prêmios.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=KjoZiO1Yw0s.


Curso on-line - Como Produzir Vídeos com Celulares e Tablets

O Curso mooc gratuito É ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com carga horária de 20h e certificado.

Acesse: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=132


Filme - Nise o Coração da Loucura (2016)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=bOrymJuwVvI.

Oficinas de dança - Sesc Dramaturgias 

O Sesc está com inscrições abertas para oficinas sobre dramaturgias, a serem ministradas on-line e gratuitamente por profissionais de diferentes Estados, nos meses de maio e junho.

Solos de Dança: entre história e composição - Guilherme Fraga (BA) http://bit.ly/solosdedança.

Orquestração corporal para uma dança a dois - Marcelo Galvão (BA)  http://bit.ly/oficinadançaadois

Mostra de dança - ES

O projeto Mostra de Dança ES on-line, realizado pelo Studium de Danças Korpus é apresentado pela Secretaria Estadual de Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e apoio do Núcleo de Arte & Dança e POMAR Cultural. A mostra apresenta danças nas modalidades ballet clássico, ballet clássico de repertório, dança contemporânea, jazz, sapateado, danças urbanas e estilo livre.

Dia 1 - https://www.youtube.com/watch?v=qv_OJAB_Tqw

Dia 2 - https://www.youtube.com/watch?v=KNhC91oTxPY

E-book: "Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética"

O livro publicado pela Karenine de Oliveira Porpino é fruto de uma tese de doutorado da autora e traz reflexões sobre a dança e a educação e transversaliza conceitos e experiências, que se constituem como uma possibilidade de refletir sobre a dança e a educação. Apresenta ricas paisagens de pensamento e novas estratégias no contexto da pesquisa e do ensino da dança.

Acesse: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25583/3/Dan%C3%A7a%20%C3%A9%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

Websérie: "Brincar e Dançar"

Realizada pela São Paulo Companhia de Dança com apoio do Itaú Cultural, a websérie Brincar e Dançar é um convite para que crianças de todas as idades possam soltar a criatividade e experimentar a arte da dança de forma divertida e prazerosa a partir de atividades lúdicas que envolvem toda a família. São 10 episódios disponíveis canais da SPCD e do Itaú Cultural no YouTube.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PLDEfFfLSOTHJ0U-HxoMsgKZm1DTOtHnHX

Teatro infantil - "A Batalha da Natureza"

O espetáculo apresenta, de forma lúdica e divertida, as consequências causadas pelo má gestão do lixo e o impacto ao meio ambiente. A peça, organizada pelo Instituto Mar Adentro, está disponível no Canal do YouTube Projeto Ilhas do Rio, com o título "A Batalha da Natureza - Uma peça interativa".

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=lDmndKDNsRQ&t=241s

Teatro - "Buffalo's Show"

“Buffalo’s Show” apresenta um envelhecido e infeliz Buffalo Bill, lendário caçador de búfalos norte-americano e organizador de shows sobre o "oeste selvagem", que se reencontra com o velho amigo Zaharoff, traficante internacional de armas. Frente a uma hipotética invasão dos “selvagens” do oeste, Zaharoff quer lançar a candidatura de Buffalo Bill para governador do estado de Iowa. Seus planos, porém, serão atrapalhados por Cabocla, filha do falecido chefe sioux Touro Sentado e filha adotiva de Buffalo Bill.

A partir de um olhar distanciado sobre outra época e região - os EUA na virada do século XIX para o XX - a peça discute temas presentes no Brasil e no mundo atual, como o poder da imprensa, a visão cultural eurocêntrica, a indústria das armas e do entretenimento, o poder dos lobbies sobre o governo dos países, a hiper valorização do poder judiciário e a falta de ética no jogo político.

Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=_jxCQ_WlDD8

E-book - "Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor" - 2ª Edição

O livro apresenta um panorama do teatro na escola, focalizando os princípios gerais desta arte no contexto escolar, as abordagens dramáticas que revelam a presença do teatro na escola brasileira e os motivos do afastamento da atividade teatral significativa. São apresentados também os principais aspectos em torno à experiência literária, com destaque para o papel do professor na promoção da leitura literária e na formação de leitores. Ao final, o autor apresenta uma proposta de trabalho para o Ensino Fundamental e Médio, a partir do texto teatral.

Acesse: http://editora.upf.br/index.php/e-books-topo/68-literatura/210-teatro-de-se-ler-2 para baixar o e-book.

 


 

O minuto musical foi criado durante a pandemia do novo coronavírus para divulgar nossos estudantes artistas. Confira pelo Instagram:

2020 - https://www.instagram.com/ifesvilavelhaoficial/

2022 - https://www.instagram.com/ifesvilavelhaoficial/guide/minuto-musical/17923824638262884/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 


 

 

Divulgado resultado da seleção para aulas gratuitas de teclado e violão

Núcleo de Arte e Cultura abre inscrições para aulas de teclado e violão

 


E-mail: nac.vv@ifes.edu.br


Núcleo de Arte ...
Núcleo de Arte e Cultura - NAC Núcleo de Arte e Cultura - NAC
Núcleo de Arte ...
Núcleo de Arte e Cultura - NAC Núcleo de Arte e Cultura - NAC
Núcleo de Arte ...
Núcleo de Arte e Cultura - NAC Núcleo de Arte e Cultura - NAC
Núcleo de Arte ...
Núcleo de Arte e Cultura - NAC Núcleo de Arte e Cultura - NAC

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página