Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Núcleo de Educação Ambiental

Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 11h25

Índice de Artigos

O Núcleo de Educação Ambiental - NEA visa promover ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a preservação dos ecossistemas e a educação ambiental, baseados no reconhecimento da diversidade ecológica, cultural, social, econômica e espacial.

Com base na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/99) e demais legislações vigentes, o núcleo busca integrar ações em andamento, potencializar novas iniciativas e promover a articulação entre os campi do Ifes, através da Rede de Educadores Ambientais (REA-Ifes), com o poder público, instituições educativas e organizações da sociedade civil, com vistas à promoção da sustentabilidade e da justiça ambiental, através de atividades formais e não formais de ensino.

Para conhecer a História do Núcleo e suas principais atividades, acesse o Relatório de Ações do NEA (2019-2022): clique aqui

 

As atividades do NEA em andamento são:


Visa divulgar informações sobre a separação e destinação correta de resíduos para reciclagem, bem como promover a Coleta Seletiva Solidária no Campus, através da separação do lixo nas categorias seco e úmido, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha e a Associação Vila Velhense de Coletores e Coletoras de Materiais Recicláveis (REVIVE). Em atendimento ao Decreto 5940/2006, esta parceria visa reduzir o montante de rejeito gerado no campus, contribuindo para uma maior vida útil dos aterros sanitários, e gerar renda para a cooperativa de catadores de resíduos sólidos, que vendem o material reciclável!

Realizadas anualmente desde 2019, as Feiras de Meio Ambiente são momentos de socialização de saberes entre os cursos do campus e a comunidade externa, abordando temáticas socioambientais relevantes através de mesas redondas, exposições, oficinas, apresentações de trabalhos e Ecoprojetos, dentre outros. Para mais informações sobre as feiras anteriores acesse:

2019 – I Feira de Meio Ambiente – “Resíduos: faça a sua parte!”. Programação: https://vilavelha.ifes.edu.br/noticiasvv/17049-campus-vila-velha-realiza-i-feira-de-meio-ambiente.html

2020 – II Feira de Meio Ambiente – “Desequilíbrio ambiental: a ação humana e o aumento de doenças”. Atividades online: https://vilavelha.ifes.edu.br/ii-feira-do-meio-ambiente.html

Assista aos vídeos da Feira: https://www.youtube.com/playlist?list=PLEdS7FeU5MUD5WIXeZph554gm2TpVl-E-

2021: III Feira de Meio Ambiente – "Planeta Terra versus sociedade de consumo: um outro modelo é possível?". Programação: https://vilavelha.ifes.edu.br/noticiasvv/17470-iii-feira-meio-ambiente.html

Assista aos vídeos da Feira: https://www.youtube.com/playlist?list=PLEdS7FeU5MUA-84kWtiRQfJPNu1TO6oN0

2022: IV Feira de Meio Ambiente - “Viva a Biodiversidade Capixaba: a Lagoa Encantada como espaço de Preservação e Educação Ambiental. Programação: https://vilavelha.ifes.edu.br/noticias/17773-iv-feira-de-meio-ambiente.html

2023: V Feira de Meio Ambiente – evento integrou a programação da V Jornada Integrada de Educação em Ciências (JINC): “Educação Pública: Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências”. Programação: https://www.even3.com.br/jinc2023/

Nos currículos dos cursos técnicos integrados e superiores do campus estão previstas atividades de cunho extensionista. Os EcoProjetos Integradores constituem uma estratégia de ensino com as turmas dos Cursos Técnicos Integrados do campus Vila Velha, por meio da qual os estudantes organizados em grupos traçam diagnósticos e desenvolvem projetos e produtos focados em uma problemática ambiental em diálogo com a realidade, articulando ensino, pesquisa e extensão no processo formativo dos educandos. Anualmente são realizados cerca de 10 ecoprojetos nos cursos técnicos integrados, muitos dos quais são inscritos na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). Já nos componentes curriculares de Extensão nos Cursos de Graduação, diversos grupos centram sua atuação em projetos socioambientais, em diálogo com organizações externas, a exemplo do Projeto Trilhas EcoPedagógicas. De modo geral, observamos que os EcoProjetos tem sido realizados com base em temáticas gerais, como:

Inclui os EcoProjetos Integradores da Campanha Coleta Certa e Adote uma Caneca, entre outros que abordem a temática dos resíduos sólidos, sua reciclagem e correta destinação. A retomada da Campanha Coleta Certa, iniciada pelo NEA em 2019, é um dos ecoprojetos em curso em 2023, que somados a outros sobre reciclagem, compõem um campo de atuação e colaboram para a implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública. O diálogo com as associações de catadores de materiais recicláveis, como a Revive e o Verde Vida, compõem uma importante estratégia formativa, tanto para as organizações externas, como para o Ifes, pois catadores também são educadores. Em fins de 2022 o NEA colaborou com a organização do I Encontro para formação da Rede Lixo Zero de Vila Velha.

Engloba os EcoProjetos Integradores relacionados às práticas agroecológicas, tais como Meliponário, Horta Escolar, Adubo orgânico, Plantas Medicinais, Óleos Essenciais, entre outros que dialoguem com a saúde do planeta e das pessoas. O diálogo entre alimentação saudável e saúde natural, expressos na Agroecologia e nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são temáticas abrangentes contempladas em ecoprojetos integradores, a exemplo de projetos na área da compostagem, produção de fertilizantes naturais, biocosméticos, difusores de aromaterapia, plantas medicinais, aproveitamento integral de alimentos, entre outros. Contribuindo com formações em temáticas afins, a Rede Urbana Capixaba de Agroecologia (RUCA) tem sido uma parceira importante desde 2019, por meio de oficinas, cursos e assessorias.

A realização de ações em áreas naturais, Unidades de Conservação locais, compreendidas enquanto importantes espaços educativos, incluem Mutirões de Limpeza e/ou Plantio, Caminhadas Ecológicas, registro e reconhecimento de flora e fauna por meio do Projeto Câmeras em Ação, espaços de pesquisas, extensão, ensino e produção de conhecimento socioambiental.

A organização de atividades no Dia Mundial da Limpeza é uma das ações em rede propostas pela REA-Ifes. A título de exemplo, em um dos Mutirões de Limpeza na Lagoa Encantada realizados em 2022, foram recolhidos cerca de 50 quilos de lixo da área, tendo envolvido diversos integrantes do NEA, estudantes de graduação e os parceiros do Fórum DESEA/Instituto Lagoa Encantada.

Além das ações junto à natureza, o Ifes Vila Velha também está representado nos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação do Município:

Conselho Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha (COMMAM-VV)
Titular: Renderson Albino Silva
Suplente: Mauro Cesar Dias

Conselho da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Grande
Titular: Sonia Wenceslau Flores Rodrigues
Suplente: Miquelina Aparecida Deina

Conselho do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira
Titular: Pedro Sérgio da Silveira
Suplente: Valéria Rodrigues Oliveira Pozzatti

Conselho do Monumento Natural do Morro do Moreno
Titular: Tatiana Oliveira Costa
Suplente: Hildegardo Seibert Franca

Conselho do Monumento Natural do Morro do Penedo
Titular: Mauro Cesar Dias
Suplente: Hiáscara Alves Pereira Jardim

Conselho do Parque Natural Municipal de Jacarenema
Titular: Diemerson Saquetto
Suplente: Antônio Donizetti Sgarbi

A Educomunicação Socioambiental confere centralidade à dimensão pedagógica dos processos comunicativos relacionados às questões ambientais, com um viés popular e participativo. Pretende-se apropriar desta perspectiva nos diversos formatos de socialização de informações do NEA, tais como suas redes sociais, vídeos na internet, Mural no campus, Cineclube com o Circuito Tela Verde e as Salas Verde Virtual e física na Biblioteca da instituição.

A sala possui diversas obras ambientais disponíveis para empréstimo. Na Sala Verde Virtual do campus você pode navegar por diversas estantes temáticas para realizar suas pesquisas.

Acesse a Sala Verde Virtual: vilavelha.ifes.edu.br/biblioteca/salaverdevirtual

Acompanhe, curta e se inscreva em nossos canais:

YouTube - NEA Vila Velha: www.youtube.com/@neavilavelha1530
(para acessar os vídeos de eventos realizados, acesse as Playlists do canal)

Instagram: https://www.instagram.com/nea.ifesvv/


Portaria DG nº57, de 22 de fevereiro de 2022.

Coordenação Geral 

Coordenador-Geral - Pedro Sérgio da Silveira - pedro.silveira2@ifes.edu.br
Coordenadora Adjunta - Valéria Rodrigues de Oliveira Pozzatti - vpozzatti@ifes.edu.br
Secretária - Miquelina Aparecida Deina - miquelina.deina@ifes.edu.br

Membros

Amanda Barcellos Pinheiro
Antônio Donizetti Sgarbi
Edryelle de Andrade do Rosário
Gustavo de Souza Dias
Hiáscara Alves Pereira Jardim
Maisa Coelho Moreira
Maria das Graças Ferreira Lobino
Moysés Galvão Veiga
Quézia Costa Rocha
Sara Ramos Neto Gomes
Sheila Nogueira Ribeiro Knupp
Renato Miguel Machado
Renderson Albino Silva

Comitê de apoio

Ana Beatriz Fernandes Magalhães
Carine Cabreira Reckel
Kleiton dos Santos Alvarenga
Laís Haddad Monteiro de Castro
Melissa Ferreira Ramos
Miuri Leonardo Mendes Carneiro
Quézia Moura da Silva
Renate Wanke
Sarah Kelly de Souza Pereira
Sonia Wenceslau Flores Rodrigues
Stéfany Spalenza Sperandio
Telma Rossi Castor
Wilerman da Silva Lucio

 


Regimento Interno do NEA

 


 

E-mail: nea.vv@ifes.edu.br

Instagram: https://www.instagram.com/nea.ifesvv/

YouTube: https://www.youtube.com/@neavilavelha1530

Fim do conteúdo da página